Acessibilidade dentro de casa



Você tem idosos em casa? Saiba como pequenas mudanças e adaptações podem deixar a casa mais segura, evitando acidentes e melhorando a qualidade de vida. Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, a causa de mortalidade por queda na terceira idade é de 28,4 mil por 100 mil idosos.

Saiba como evitar contratempos nos diferentes cômodos da sua casa:

1) BANHEIRO

É um dos lugares mais propícios para acidentes, dependendo do piso, pois as pessoas o molham e ele fica escorregadio. Para minimizar este problema, existem tapetes de borracha que grudam no chão. Você pode ainda ter barras de apoio sólidas nas paredes. Barras ajudam no apoio de uma possível queda e evita que a pessoa se apoie em um objeto que possa quebrar ou rachar.

2) CORREDOR
Nesse ambiente da casa, o grande problema é a iluminação. Você pode instalar luzes com sensor de presença. Além disso, sair de um ambiente claro para um escuro de forma rápida é perigoso, pois os olhos demoram para se acostumar. A iluminação deve ser acessível, deve estar permanentemente acessa ou ser algo que não é preciso procurar muito para acender.

Um ponto importante é deixar o acesso do corredor livre, sem objetos no chão, dobras de tapetes, entre outros obstáculos que podem fazer o idoso cair.

3) ESCADA
Um dos pontos críticos da casa é a escada. O corrimão deve ser firme, ficar dos dois lados, começar antes da escada e terminar um pouco depois. A altura do degrau não pode variar, causando confusão visual.


4) QUARTO
Os móveis do quarto devem ter pontas arredondadas. Luminárias devem ter fácil acesso, bem do lado da cama do idoso. Ideal é a cama ter cabeceira, para a pessoa se encostar antes de levantar da cama e não correr o risco de perder o equilíbrio. As portas da casa devem ter maçaneta tipo alavanca, mais fáceis de abrir.

5) COZINHA
Os objetos de uso diários devem ficar na altura das mãos, para evitar o uso de escadas ou banquinhos para alcançá-los. Os móveis devem ter as pontas arredondadas. Um carrinho de chá é útil para transportar os utensílios.


Algumas dicas acima são úteis para pessoas da terceira idade mas também para toda a família. O idoso tem limitações que devem ser respeitadas e com adaptações simples você pode construir um lar seguro e amoroso para estes moradores tão especiais.

Fonte: Matéria adaptada do portal IG